A segunda edição dos Cabo Verde Music Awards que acontece a 10 de Março, tem várias alterações em relação à edição anterior. Em 2012, o logótipo é novo, as categorias são 25, Bana é o homenageado, as Aldeias SOS são o parceiro de Responsabilidade Social, entre outras novidades.
Gilyto Semedo, uma das caras da primeira edição, anunciou hoje que se vai afastar do projecto, como aliás já tinha referido anteriormente. O motivo prende-se com ambições e projectos pessoais do artista e que poderá, quem sabe, subir ao palco nesta edição, mas já na qualidade de nomeado.
A RTC é a televisão oficial dos prémios que serão transmitidos em directo na RCV e na TCV, bem como online no site da televisão nacional e no SAPO CV, como já tinha sido em 2010. O local da Gala ainda não é conhecido, mas a organização não descarta a hipótese de realizar o evento num novo recinto com capacidade para 8 mil pessoas sentadas.
Novas categorias
As categorias vão ser 25 no total. Segundo Soraia Ramos de Deus, da organização, não houve supressão de categorias, mas sim o surgimento de novas, é o caso de Melhor Compositor, Melhor Animador (Comunicação Social), Melhor Reggae/R’n’B/ House Music e o Prémio SAPO. Já as categorias Melhor Morna e Coladeira foram separadas. O Prémio SAPO é uma distinção que visa eleger o artista mais popular via as redes sociais e cujos detalhes vão ser anunciados brevemente.
As categorias sujeitas a votação do público são: Música do Ano, Melhor Banda ao Vivo, Melhor Artista ao Vivo e Melhor DJ.
Nova cara
Os CVMA contam com um novo logótipo cujo autor foi o artista cabo-verdiano Rui Cruz, que venceu o concurso promovido pela organização e aberto a todos os cabo-verdianos ou filhos de cidadãos nacionais. A nova imagem dos prémios é bastante semelhante à anterior, aliás, terá sido um dos critérios levados em conta pelo júri que escolheu o vencedor.
O site oficial dos prémios da música crioula também foi alterado. O novo formato desenvolvido pela empresa Compta é mais sóbrio do que o anterior. Neste espaço é possível encontrar várias informações sobre o concurso, nomeadamente, regulamento, categorias, fotos, vídeos, entre outros. Aqui vai ser possível também votar nas categorias do público.
Bana, o homenageado
Depois de na edição anterior, a diva dos pés descalços ter sido homenageada na Gala dos CVMA, este ano o escolhido é o músico cabo-verdiano Bana. Um tributo que não podia ser mais justo, segundo a organização, que refere o percurso musical de mais de 50 anos, bem como o contributo do artista para a cultura nacional como critérios que ditaram esta escolha. Em Março de 2012, Bana completa 80 anos de vida.
Aldeias SOS, parceiro de Responsabilidade Social
E se na edição anterior, o parceiro de Responsabilidade Social dos CVMA foi a FICASE, este ano é a vez das Aldeias SOS de Cabo Verde se juntarem ao projecto. 10 por cento da receita da bilheteira vão reverter para esta instituição, para além de estarem programadas visitas e apadrinhamento de crianças das aldeias por parte de artistas nomeados.
Fonte: sapo.cv
Comentários
Postar um comentário