CVMA 2012: Os meandros da segunda edição


A segunda edição dos Cabo Verde Music Awards que acontece a 10 de Março, tem várias alterações em relação à edição anterior. Em 2012, o logótipo é novo, as categorias são 25, Bana é o homenageado, as Aldeias SOS são o parceiro de Responsabilidade Social, entre outras novidades.

Faltam cerca de três meses e meio para o arranque da segunda edição dos prémios da música cabo-verdiana. Os nomeados, que vão ser escolhidos por uma comissão especializada, são anunciados no próximo dia 12 de Dezembro. Só poderão ser escolhidos artistas com trabalhos editados entre 1 de Outubro de 2010 e 31 de Outubro de 2011. No total haverá quatro nomeados por categoria.

Gilyto Semedo, uma das caras da primeira edição, anunciou hoje que se vai afastar do projecto, como aliás já tinha referido anteriormente. O motivo prende-se com ambições e projectos pessoais do artista e que poderá, quem sabe, subir ao palco nesta edição, mas já na qualidade de nomeado.


A RTC é a televisão oficial dos prémios que serão transmitidos em directo na RCV e na TCV, bem como online no site da televisão nacional e no SAPO CV, como já tinha sido em 2010. O local da Gala ainda não é conhecido, mas a organização não descarta a hipótese de realizar o evento num novo recinto com capacidade para 8 mil pessoas sentadas.

Novas categorias

As categorias vão ser 25 no total. Segundo Soraia Ramos de Deus, da organização, não houve supressão de categorias, mas sim o surgimento de novas, é o caso de Melhor Compositor, Melhor Animador (Comunicação Social), Melhor Reggae/R’n’B/ House Music e o Prémio SAPO. Já as categorias Melhor Morna e Coladeira foram separadas. O Prémio SAPO é uma distinção que visa eleger o artista mais popular via as redes sociais e cujos detalhes vão ser anunciados brevemente.

As categorias sujeitas a votação do público são: Música do Ano, Melhor Banda ao Vivo, Melhor Artista ao Vivo e Melhor DJ.

Nova cara

Os CVMA contam com um novo logótipo cujo autor foi o artista cabo-verdiano Rui Cruz, que venceu o concurso promovido pela organização e  aberto a todos os cabo-verdianos ou filhos de cidadãos nacionais. A nova imagem dos prémios é bastante semelhante à anterior, aliás, terá sido um dos critérios levados em conta pelo júri que escolheu o vencedor.

O site oficial dos prémios da música crioula também foi alterado. O novo formato desenvolvido pela empresa Compta é mais sóbrio do que o anterior. Neste espaço é possível encontrar várias informações sobre o concurso, nomeadamente, regulamento, categorias, fotos, vídeos, entre outros. Aqui vai ser possível também votar nas categorias do público.

Bana, o homenageado

Depois de na edição anterior, a diva dos pés descalços ter sido homenageada na Gala dos CVMA, este ano o escolhido é o músico cabo-verdiano Bana. Um tributo que não podia ser mais justo, segundo a organização, que refere o percurso musical de mais de 50 anos, bem como o contributo do artista para a cultura nacional como critérios que ditaram esta escolha. Em Março de 2012, Bana completa 80 anos de vida.

Aldeias SOS, parceiro de Responsabilidade Social

E se na edição anterior, o parceiro de Responsabilidade Social dos CVMA foi a FICASE, este ano é a vez das Aldeias SOS de Cabo Verde se juntarem ao projecto. 10 por cento da receita da bilheteira vão reverter para esta instituição, para além de estarem programadas visitas e apadrinhamento de crianças das aldeias por parte de artistas nomeados.
Fonte: sapo.cv

Comentários

pub