A ORIGEM DO HIV E O COMEÇO DA SIDA

A ORIGEM DO HIV E O COMEÇO DA SIDA
Actualmente todos nós estamos cientes do HIV / SIDA e dos seus termos. A doença matou milhões dos povos de todo o mundo e estima-se que 40 milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV. Nós éramos inconscientes da doença até meados de 1980. Ninguém sabia de onde veio o vírus até que os cientistas começaram a fazer experiências com macacos.
Assim o HIV apareceu na África Central começando-se a espalhar lentamente.
O HIV foi identificado em 1983. Mais tarde os investigadores encontraram um ligação entre os orangotangos e a sua comida preferida: os macacos (sendo estes os portadores do HIV).
Os orangotangos são 98% geneticamente iguais aos humanos, só que estes não ficam doentes pelo HIV. Investigadores concluem que isso é um indício especialmente importante de que é possível produzir uma vacina para o HIV. Perceber o que impede os primatas de ficarem doentes ajudará os cientistas a duplicarem a resistência dos seres humanos ao HIV.
Os cientistas pensam que o cruzamento de várias raças de primatas formou, à cerca de dez milhares de anos, um híbrido do HIV, dando a oportunidade a este de poder produzir resistência ao DAE (dispositivo automático de entrada), ou seja, a doença.
Portanto, cientistas levam a concluir que o vírus do HIV encontrado nos macacos em África, pode ter sido incorporado no ser humano através da sua alimentação à base de carne de macacos ou de um arranhão ou mordidela de macaco.
Um assistente de vôo canadense, denominado paciente zero, dado que foi ele que ao ter relações sexuais com as primeiras vítimas da AIDS foi o responsável por introduzir o vírus na população geral.
Em 1984, eram confirmados 8.000 casos nos Estados Unidos da América com 3.700 mortes. Actualmente existem 8 milhões de novos casos e já provocou 4,1 milhões de mortes.
Os cientistas estão a tentar produzir uma vacina contra o HIV, que produz a SIDA, até agora incurável.
por: vaniaxsantos

Comentários

pub